Além da falta de controle dos movimentos oculares, as pessoas com nistagmo podem apresentar mais sensibilidade à luz, tontura, dificuldade para enxergar no escuro, torcicolo ou inclinação demasiada da cabeça e do pescoço para conseguir enxergar e a sensação de imagens tremidas.
O gradiente de temperatura provoca estimulação do nervo vestibulococlear e consequentemente o nistagmo.
Quem é portador de Nistagmo tem como sintoma o movimento involuntário dos olhos. São movimentos repetitivos e não controlados, que variam de intensidade, indo da mais fraca até às mais bruscas.
Em geral, o nistagmo é consequência de algum outro problema subjacente. Este tipo de nistagmo pode ser causado por uma doença, como acidente vascular cerebral ou AVC, esclerose múltipla, tumor cerebral, um acidente com traumatismo craniano, ou um problema neurológico (efeito secundário de uma medicação).
Pessoas que tem nistagmo congênito pode tirar habilitação? A condição por si só não é um impedimento para tirar a habilitação, o que é mandatório é a acuidade visual. Ela deve ser boa em pelo menos 1 dos olhos.
No nistagmo ocorrem movimentos involuntários dos olhos, ou seja, os olhos fazem movimentos repetitivos, não controlados, muitas vezes resultando em visão reduzida. Estes movimentos incontroláveis ou descontrolados dos olhos podem ser mais ou menos fortes ou bruscos e podem assumir várias direções.
Com nistagmo é proibido dirigir porque sua visão lateral é deficiente, então os reflexos ficam mais lentos, o que aumenta a chance de acidentes de trânsito.
1. Impedir que corra (ex.: estagnar um líquido). 3. Perder a fluidez, não circular, não correr.