A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino (lente natural dos olhos). Com o passar do tempo, o cristalino vai perdendo a transparência, interferindo na visão. A pessoa com a doença tem a visão nublada, o que torna mais difícil tarefas como ler, escrever e dirigir.
O que devemos fazer para evitar o glaucoma?
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
Qual o valor de uma cirurgia de catarata?
Em geral, a cirurgia de catarata costuma variar entre R$ 3.500,00 e R$ 14.000,00, cada olho, a depender do tipo de lente intra-ocular empregada na cirurgia.
Quais são os tipos de cataratas dos olhos?
Alguns tipos de cirurgia dos olhos também podem causar esse tipo de catarata. Catarata por radiação: é o tipo de catarata que surge após exposição à radiação ionizante, como, por exemplo, no caso dos pacientes que são submetidos a radioterapia em regiões próximas aos olhos.
Por que a catarata provoca opacidade no olho?
A catarata provoca opacidade na região do olho chamada de cristalino. ... As doenças que estão associadas ao desenvolvimento de cataratas incluem glaucoma e diabetes.
Qual a causa mais frequente de catarata ocular?
A causa mais frequente de catarata ocular é o processo natural de envelhecimento que ocorre, normalmente, a partir dos 45 anos e o aparecimento de sintomas de hipovisão a partir dos 60 anos.
Por que uma catarata tem pouco efeito?
A princípio, uma catarata tem pouco efeito na sua visão. Você pode notar que a visão está um pouco embaçada, como ao olhar através de um pedaço de vidro esfumado ou ver uma pintura impressionista. Uma visão turva e desfocada pode significar que você tem catarata.