Geralmente, os fusíveis são feitos com um fio de chumbo que apresenta um determinado limite para a intensidade da corrente elétrica pela qual ele passa. ... Com os fios fundidos, os fusíveis queimam, e o circuito elétrico, por sua vez, fica aberto e deixa de funcionar.
Fusíveis e disjuntores desempenham funções similares nos circuitos elétricos, entretanto, estes últimos operam de forma um pouco distinta. Enquanto os fusíveis são descartados após a interrupção de uma corrente elétrica, os disjuntores podem continuar operando caso não sofridos danos relacionados ao superaquecimento.
Voltados principalmente à proteção física dos aparelhos eletroeletrônicos, os dispositivos de proteção de surto ou sobretensões (DPS), como o próprio nome indica, protegem a rede contra sobretensões, que podem ocorrer por causa de fenômenos atmosféricos.
Fusíveis e Disjuntores Além dos fusíveis, existem outros dispositivos que podem proteger os circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. São os disjuntores. ... O fusível queima para conter a sobrecarga ou quando recebe uma corrente muito menor do que a capacidade do circuito.
Os fusíveis NH são aplicados na proteção de sobrecorrentes de curto-circuito em instalações elétricas industriais. Possui categoria de utilização gL/gG, seis tamanhos diferentes e atendem as correntes nominais de A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupção de 120kA em até 690VCA.
O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.
O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.
Vários fusíveis são fabricados com uma pequena liga metálica de baixo ponto de fusão, normalmente é de chumbo. O funcionamento é bem simples, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite daquele fusível, esta liga esquenta bem e se funde, causando a interrupção da passagem da corrente.
Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento.
Dispositivos de segurança são aparelhos responsáveis pela interrupção da corrente elétrica, caso a intensidade dessa corrente seja maior que a suportada pelo aparelho. A consequência dessa intervenção preserva os outros elementos que constituem o circuito.