Ouça em voz altaPausarNunca se deve fumar beber, usar drogas, ter relações sexuais, usar de palavrões enquanto se usa seu ileke (fio de contas).
O que é um Dofono no candomblé?
Ouça em voz altaPausarA iniciação pode ser de apenas um Iaô ou pode ser de muitos. Nesse caso recebe o nome de "Barco de Iaô". Quando entra para fazer o santo sozinho será chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e único. ... Essa sequência de nomes é usada na maioria das casas de candomblé de cultura Jeje-nagô.
O que é ser Egbomi?
Ouça em voz altaPausarEbomi ou ebomim (em iorubá: , que significa "Meu Mais Velho", é um adepto do candomblé que já cumpriu o período de iniciação (iaô) na feitura de santo, já tendo feito a obrigação de sete anos odu ejé.
Qual a origem da "Macumba"?
Assim, "macumbeiro" era quem tocava esse instrumento. A visão da "macumba" como algo negativo, tem origem no começo do séc. XX. Nessa época a igreja católica, preocupada com a emergência dos cultos de origem africana, originou um discurso que associava essa espiritualidade ao diabo.
Quais são os rituais da Macumba?
Na prática,na maioria das vezes a macumba está relacionada diretamente com os rituais praticados em alguns cultos afro-brasileiros, característicos pela manifestação mediúnica. Primeiramente, a gira (ou jira) é um ritual da Umbanda que busca a reunião de vários espíritos de determinado grupo, levando-os a se manifestarem nos médiuns.
Por que a macumba é tão popular no Brasil?
Despachos feitos na encruzilhada com pinga e velas vermelhas, pratos de farofa com champanhe, galinhas pretas sacrificadas e várias outras mais, a popular ‘macumba’ ainda é muito praticada no Brasil, e há quem tenha muito medo dela.
Por que a macumba não pode ser vista como magia?
Isso não quer dizer que a macumba não possa ser vista como magia. Na verdade, segundo o estudioso Roger Bastide, a macumba se definiria como os feitos mágicos realizados individualmente. Ou seja, o feitiço é responsabilidade do indivíduo que busca conseguir o que quer.