cisalhamento e fricção usando dispositivos de alívio de pressão e técnicas de posicionamento. Nutrição e hidratação adequadas. Aplicar hidratante duas vezes ao dia pode reduzir a incidência de lacerações na pele em quase 50%.
Implementar um programa de redução de lesão por fricção, que inclua a redução de risco associado com trauma mecânico. Utilizar produtos tópicos atraumáticos para os cuidados com feridas, para minimizar risco de Lesões por Fricção na limpeza / ou remoção do curativo.
4. CURATIVOSNomeComposiçãoContra indicaçõesHidrogelÁlcool de polivinil, poliacrilamidas e polivinil.Feridas infectadas.Alginato de cálcioFibras de algas marinhas impregnadas com cálcio.Lesões superficiais com pouca exsudação e limpas.
Fricção e Cisalhamento: Fricção é quando a pele se move contra a superfície de suporte; Cisalhamento a pele, tecidos profundos e a proeminência óssea deslizam uma sobre a outra.
Curativo simples para cortes Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico; Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.
b)Não se esqueça do aquecimento! Ele é fundamental antes da atividade física, pois diminui o risco de lesões como por exemplo, os estiramentos e promove a ativação da circulação. Começar os exercícios com o corpo frio é uma fria!! c)Alongue-se antes e depois das atividades!
Esses machucados surgem pela fricção da pele, tanto com a roupa quanto pele com pele, causando irritação, vermelhidão e até mesmo cortes na derme.
Siga os passos abaixo para prevenir a infecção no ferimento:
Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?