Existe tratamento para joelho valgo, que inclui desde exercícios, até cirurgia. O médico ortopedista irá avaliar cada caso. A maioria dos casos será tratada com fisioterapia, uso de órteses como palmilhas e joelheiras, exercícios, e RPG (reeducação postural global).
O tratamento para o joelho varo pode variar de acordo com a causa e grau da alteração, podendo ser desde ser apenas a suplementação de cálcio de vitamina D em casos de raquitismo, por exemplo, até a cirurgia para realinhar os ossos.
Consequências do joelho varo A parte interna do joelho, exposta a forças aumentadas, se desgasta mais rapidamente e torna-se dolorido; Os ligamentos podem ficar alongados na parte externa do joelho (ligamento colateral lateral) e encurtados na parte interna (ligamento colateral medial);
O sintoma mais óbvio de joelho varo é a perna arqueada. Os adultos podem sentir alguma dor na parte interna do joelho, enquanto as crianças pequenas com joelho varo podem não apresentar sintomas. Com o tempo, o joelho varo não tratado pode causar dores nas articulações, especialmente ao caminhar.
As causas mais comuns são o desgaste isolado da parte interna do joelho, a lesão no menisco lateral, lesões nos ligamentos (principalmente a associação de lesão do Ligamento Cruzado Anterior com o Ligamento Colateral Medial) e as fraturas.
Isso acontece porque os ligamentos das articulações nas primeiras fases do desenvolvimento infantil são frouxos, o que reduz a estabilidade das articulações dos joelhos. Mas, a partir do momento em que a criança ganha maturidade esquelética, essas deformidades somem de forma natural e progressiva.
Para tratar este problema, em geral, o mais indicado é a fisioterapia, na qual serão usados aparelhos para garantir o alívio da dor, o fortalecimento dos músculos rotadores externos do quadril, dos mediais da coxa e o alongamento, além de trabalhar a postura global da pessoa.
Está proibido fazer? Não. Mas é preciso parcimônia, principalmente se a pessoa tem algum desvio de eixo (joelhos pra dentro ou fora). Outro exercício que causa impactos particularmente nessa articulação é o agachamento.
Toda articulação possui um líquido chamado de líquido sinovial que lubrifica e protege a articulação. Misturado a esse líquido existem bolhas de diversos gases e quando elas estouram, surge o estalo. No movimento do joelho, os tendões e ligamentos podem dar a sensação de estalo, após algum período em repouso.
A única forma de se intervir no desenvolvimento do alinhamento das pernas é por meio de cirurgia, que terá indicação na ínfima minoria dos casos. A técnica utilizada para isso, em um esqueleto que ainda tenha potencial de crescimento, é a hemiepifisiodese.