O tratamento da himenolepíase é feito com medicamentos que normalmente não causam efeito colaterais, como o Praziquantel e a Niclosamida. Apesar de ser uma parasitose de fácil tratamento, é importante que a himenolepíase seja evitada por meio de medidas profiláticas para diminuir a infecção por esse parasita.
Hymenolepis nana, uma tênia intestinal pequena, é um dos cestódeos humanos mais comuns; trata-se a infecção com praziquantel. H. nana tem comprimento de apenas 15 a 40 mm.
Hymenolepis nana são vermes conhecidos como "tênias anãs", pois são muito semelhantes às tênias maiores, sendo considerados agentes patogênicos que podem ser encontrados no trato intestinal do ser humano.
Antiparasitários e suas Funções
As medidas de prevenção são importantes onde há crianças e incluem : higiene pessoal adequada (lavar as mãos), lavagem e cozimento dos alimentos, tratamento coletivo de doentes e combate a insetos existentes no ambiente doméstico.
A H. nana não tem muita resistência no meio exterior. Intestino delgado, principalmente íleo e jejuno. Os ovos saem nas fezes e a larva cisticercóide pode ser encontrada nas vilosidades intestinais do homem ou na cavidade geral do inseto ( HI ).
A princípio, Endolimax nana não precisa de tratamento, a não ser em casos muito sintomáticos, mas mesmo assim, é necessário buscar outra causa. Além do mais, é um protozoário e o albendazol não é uma medicação efetiva, sendo indicados secnidazol, tiabendazol, metronidazol, por exemplo.
É um protozoário intestinal não patogênico, ou seja, não causa dano em pessoas saudáveis. Não há necessidade de tratamento, todavia tal protozoário pode ser um marcador de exposição a contaminantes fecais e indicar a presença de outros organismos patogênicos.
A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias, Taenia solium (do porco) e Taenia saginata (do boi). Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com o parasita em seu intestino delgado. As tênias também são chamadas de "solitárias", porque na maioria dos casos o portador traz apenas um verme adulto.