O tratamento para reparação dos ligamentos colateral medial ou lateral podem ser realizados com fisioterapia e raramente requerem cirurgia. A fisioterapia deve ser iniciada logo após o diagnóstico e pode incluir o uso de aparelhos e exercícios prescritos pelo fisioterapeuta.
Nas lesões de ligamento colateral medial grau 1, temos apenas um estiramento, que na maioria das vezes, é causado por entorse. Neste caso, a lesão é incompleta e não afeta a parte estrutural do ligamento. A recuperação é rápida (entre 2 e 4 semanas) e não afeta a parte estrutural do ligamento.
Deslizar parede abaixo até que as coxas fiquem quase paralelas ao chão, conservando sempre a cabeça e tronco eretos. Manter esta posição por 20 segundos. Repetir o exercício 10 vezes e, aos poucos, aumentar o tempo especificado acima, para fortalecer ainda mais o músculo quadríceps.
O estiramento é uma lesão que ocorre nas estruturas do joelho em associação a um trauma, quando um movimento da articulação ultrapassa o seu limite sobrecarregando os ligamentos e os meniscos.
Anatomia – o que é o ligamento colateral lateral? O LCL é um ligamento redondo que se origina próximo a uma proeminência óssea externa denominada de epicôndilo lateral, desce e se insere na cabeça da fíbula.
O ligamento colateral medial é encontrado nas laterais do seu joelho. O medial ou "dentro" ligamento colateral (LCM) liga o fêmur à tíbia. O ligamento colateral lateral ou "fora" (LCL) conecta o fêmur ao osso menor na parte inferior da perna (fíbula).
Falando especificamente da prevenção às lesões do ligamento colateral medial, o fortalecimento dos músculos do quadríceps e isquiotibiais é fundamental para este quadro. Estes são os músculos que dão a maior sustentação a esta articulação.
Descrição do teste: o terapeuta coloca uma das mãos no lado lateral da articulação do joelho e com a outra mão segurando no nível de tornozelo exerce uma força no sentido lateral. A abertura da interlinha articular demonstra frouxidão ou lesão do ligamento colateral medial.
Alimentos ricos em vitamina C. A vitamina C, presente em laranjas, morangos, kiwis, brócolis, etc., auxilia na formação e estabilização do colágeno, permitindo que as fibras ganhem estabilidade e resistência, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade.
As lesões dos ligamentos são chamadas de "estiramentos", e são classificadas conforme uma escala de gravidade. Distensões de grau 1. Em um estiramento de grau 1, o ligamento é levemente danificado. Ele foi levemente estirado, mas ainda consegue manter a articulação do joelho estável.