Deve-se fazer aração profunda para diminuir o inóculo perto da superfície do solo e promover a rápida decomposição dos resíduos infestados. Sugere-se evitar semeadura profunda, pois aumenta o tempo para a emergência e prolonga a exposição de tecidos suscetíveis ao patógeno.
O tombamento de mudas ocorre em pré ou pós-emergência. O primeiro caso é caracterizado quando o ataque do patógeno resulta na morte da semente ou da semente em germinação, ainda em pré-emergência, muitas vezes confundido com a baixa capacidade de germinação.
O tombamento de plantas é causado, principalmente, por patógenos que naturalmente habitam o solo e vivem saprofíticamente se alimentado de restos culturais em decomposição. Quando atacam as plantas vivas, as doenças se tornam um sério problema para hospedeiros de interesse econômico.
Como sintoma, você pode observar a presença de murcha e seca da planta. Também leve em consideração a presença de lesões encharcadas nas folhas (ou em outro tecido na parte aérea da planta) e, principalmente, de micélios (sua forma física lembra um algodão).
A doença pode ser causada por uma série de fungos e bactérias. ... Poderia-se citar entre os principais causadores de damping off os fungos Fusarium spp, Pythium spp, Phytophthora spp, Colletotrichum spp, entre outros, incluindo algumas bactérias.
Evitar podas excessivamente baixas do gramado nos períodos mais frios do ano. Em condições de alta severidade da doença recomenda-se o uso de fungicidas biológicos para controle quando esta ocorre em gramados domésticos.
Folhas de crambe com mancha amareladas em formato de " V " com vértice voltado para o centro da folha, caraterísticas de podridão negra causada por Xanthomonas campestris pv.
Para se prevenir contaminações das mudas a partir de bandejas previamente usadas, essas devem ser lavadas e tratadas com água sanitária a 10% durante, pelo menos, 30 minutos. Bandejas velhas e quebradas devem ser descartadas, por serem de difícil desinfestação.
Inicialmente, o fungo tem coloração esbranquiçada e conforme amadurece, torna-se cinza ou marrom. O principal sintoma das plantas é o amolecimento e podridão do caule e até dos brotos.
Esses patógenos são habitantes do solo, podendo infectar as sementes e as plantinhas no momento da germinação. Sobrevivem no solo, associados a restos culturais, alimentando-se de matéria orgânica ou parasitando plantas suscetíveis.