Freio inibitório
Como o próprio nome diz "Controle Inibitório", ele tem a função de controlar e inibir nossos impulsos e nos dar a oportunidade de pensarmos e refletirmos se aquilo que temos vontade de fazer seria adequado de ser feito ou não.
Quando a lateralidade não está bem estabelecida, surgem problemas a nível espacial; a criança não se apercebe da diferença entre o lado dominante e o outro, não aprende a utilizar correctamente os termos direito e esquerdo, apresenta dificuldade em seguir a direção gráfica da leitura e da escrita, entre outros aspectos ...
Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé. Já na lateralidade ambidestra, a criança é tão forte e destra do lado esquerdo quanto do lado direito.
Algo que seria praticamente automático acaba sendo um desgaste, prejudicando a atenção", afirma Christian Muller. Alguns distúrbios que podem vir associados à lateralidade cruzada são a dislexia, a disortografia, a discalculia e o deficit de atenção.
A lateralidade é homogênea quando mão, pé, olho e o ouvido oferecem uma dominância no mesmo lado, direito ou esquerdo. Quando há habilidades para usar diferentes lados do corpo para diferentes atividades chamamos de lateralidade cruzada, por ex. escrever com a mão esquerda e chutar com o pé direito.
Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.
A teoria mais aceita é que cada hemisfério do cérebro é especializado em um tipo de movimento – é a chamada dominância cruzada. O órgão é dividido em dois lados, direito e esquerdo, que não são simétricos. Cada um deles controla os membros do lado oposto.
Ela é cruzada quando há uma discordância na utilização de uma dessas partes, como escrever com a mão direita e chutar com o pé esquerdo, por exemplo; é indefinida quando não há essa dominância, escrever tanto com mão direita, quanto com a esquerda, por exemplo.
A definição final da lateralidade só irá ocorrer entre os 6 e os 8 anos, mas é habitual que antes disso, a criança comece a mostrar preferência pelo uso de uma das mãos/pés; a partir dos 2-3 anos a criança começa a definir a sua lateralidade.