Com o ressecamento e manchas na pele em consequência das lesões deixadas pela psoríase é importante hidratar a pele, pois mantê-la hidratada, cria uma camada de proteção e faz com que a pele volte a ter seu pigmento e umidade e brilho natural.
Qual o problema do açaí De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi. "Uma das medidas é realizar o branqueamento, que nada mais é do que uma técnica que esquenta o alimento a 80 °C. Em seguida, ele é esfriado. Isso mata o protozoário", ensina.
Se por um lado o açaí pode ser saudável e com diversos nutrientes, por outro, pode se transformar em uma alta fonte de calorias, já que alguns produtos contém xarope de guaraná, glucose ou açúcares. A dica, então, é optar pela polpa de açaí natural, geralmente encontrada na parte de sucos congelados dos supermercados.
Com resultados visíveis já após poucas semanas de tratamento, grande parte das lesões de pele podem sumir em apenas três meses, o que é considerado um benefício inovador.
-Psoríase em placas ou vulgar: manifestação mais comum da doença. Forma placas secas, avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas. Essas placas coçam e, algumas vezes, doem, podendo atingir todas as partes do corpo, inclusive genitais. Em casos graves, a pele em torno das articulações pode rachar e sangrar.
Com resultados visíveis já após poucas semanas de tratamento, grande parte das lesões de pele podem sumir em apenas três meses, o que é considerado um benefício inovador.
O pesquisador explica que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. "Às vezes são os reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí que estão contaminados", conta.
Prevenção: Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto "barbeiro" forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.