Determine se você só está no relacionamento porque não quer magoar a pessoa.
O medo de ficar sozinho e não encontrar outra pessoa para amar é outra razão pela qual muitas pessoas sentem dificuldade em terminar um relacionamento, mesmo quando ele não traz mais qualquer satisfação. ... A falsa ideia de "acabar com uma família" pode fazer com que muitos fiquem presos em uma relação sem amor ou futuro.
Motivos pelos quais não aceitamos o fim do relacionamento O receio de causar dor e tristeza a alguém que tanto te ama e faz tudo por você é tão grande que as palavras não saem, a coragem não surge. ... Você sofre do medo de não conseguir ser feliz após o término, mas esse relacionamento já te faz infeliz!
A separação é dolorosa porque impõe o rompimento com a fantasia do par amoroso idealizado, além de abalar a autoestima e exacerbar as inseguranças pessoais. A ideia de felicidade através do amor no casamento influi diretamente na intensidade da dor na separação.
Meu parceiro e eu temos valores parecidos e objetivos compatíveis com uma vida juntos no futuro? Estou muito brava por alguma coisa que ele fez e só quero dar um susto nele ou realmente quero terminar? O que estou deixando de viver por estar em um relacionamento? Um rompimento seria melhor para a minha vida?
Não saber terminar um relacionamento pode implicar um forte apego pela outra pessoa. Também pode ser um sinal de não sabermos estar com nós mesmos, fruto de um profundo medo de estar sozinho. ... No entanto, quando a outra pessoa não deseja mais alongar a relação, é o momento de aceitar a situação e aprender a deixar ir.
Mas chorar um pouco e então dizer "Estou triste mas, se essa é a sua decisão, não vejo outra escolha que não seja aceitá-la" é mais digno do que gritar "Não, não me deixe! Eu faço qualquer coisa que você quiser!!". Espere que ele vá embora para ter o seu ataque histérico. Reúna as pessoas queridas.
De acordo com o Psicólogo e Especialista em Relacionamentos, Alexandre Bez, um dos grandes problemas é quando um dos lados não aceita o fim do relacionamento, fazendo de tudo para voltar, gerando a obsessão, sentimento de transtorno, derivado da ansiedade e compulsão.
"Se ele não aceita o fim, vai tentar reatar e isso pode virar uma obsessão", diz a psicóloga Miriam Barros. "E o pior é que ele conhece sua rotina e até sua família, e pode se valer disso para conseguir o que quer", completa. Se está certa da sua decisão, suma da vida dele, pelo menos até a fase chiclete passar.