As elites brancas e criollas que dominavam todo o continente passaram a ignorar o pequeno vizinho do Caribe, dando início a um calvário de isolamento político e econômico, que foi denominado pelos historiadores de haitianismo.
Alguns historiadores afirmam que o haitianismo também foi responsável pelo espasmo industrial brasileiro durante o Império, uma vez que o capital consumido pelo tráfico foi desviado para o setor produtivo.
Os escravos lutavam pelo fim do sistema escravista, e os negros libertos lutavam pela equiparação dos direitos entre brancos e negros. ... A força do movimento em São Domingos e os desdobramentos da Revolução Francesa resultaram na abolição da escravidão em todas as colônias francesas, incluindo São Domingos em 1794.
A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804), foi um período de conflito brutal na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e à independência do Haiti, tornando-o a primeira república governada por pessoas de ascendência africana.
O "Haitianismo" foi um termo cunhado pela historiografia para se referir ao medo das elites registrados em relatos de viajantes, jornais, cartas, documentos do governo em relação à convergência dos interesses políticos entre negros escravizados e ex-escravos à revolução do Haiti.
Dinamarca Foi a Dinamarca, em 1792 – mas a lei criada nessa data só entrou em vigor em 1803.
A importância da Revolução Haitiana transcende os limites territoriais em que o Estado haitiano se estabeleceu. A partir dela, o medo negro espalhou-se por toda a América Latina e influenciou todo o processo de independência das principais colônias latino-americanas.
A ilha de ilha de São Domingo tem a maior economia nas antilhas, não obstante a maior parte do desenvolvimento econômico se encontra na República Dominicana, a economia dominicana sendo quase 800% maior do que a economia haitiana.
Devido à escassez periódica, diversas revoltas sacudiram a ilha no curso do século 18, porém foram uma a uma reprimidas. Na altura, os escravos representavam cerca de nove décimos da população, de longe mais que qualquer outra colônia.
21 de agosto de 1791 Revolução Haitiana/Datas de início