O nome da cidade é uma referência ao Rio Muriaé. O nome do rio não é de origem tupi. Há a possibilidade de ser um nome com origem na língua puri, pois corta uma região que era habitada, antes da chegada dos colonizadores de origem portuguesa, por índios puris.
MuriaéMunicípio do BrasilHinoGentílicomuriaenseLocalização
"Itaperuna" é um termo proveniente da língua tupi antiga. Significa "pedra erguida escura", através da junção dos termos itá (pedra), byr (erguida) e una (escura).
Minas Gerais Muriaé/Estado
O centro comercial de Muriaé é bem desenvolvido. A indústria também tem papel de destaque, principalmente a indústria da moda, tendo conhecimento que Muriaé é o 4º maior polo têxtil de Minas Gerais e confecção de artigos do vestuário e acessórios.
Mas o nome "Brasília"- versão em latim de Brasil - surgiu muito antes da construção da cidade. Foi sugerido para designar a capital do país em 1821, por José Bonifácio de Andrada e Silva, um naturalista e político brasileiro, conhecido como "Patriarca da Independência".
Maior em relação a Área A área de Ubá é de 407,452 km². E a área de Muriaé é de 841,693 km².
"Italva" é uma junção da palavra tupi itá, "pedra", com a palavra portuguesa "alva". Significa, portanto, "pedra branca", numa referência à abundância de calcário em seu subsolo.
O nome escolhido, entretanto, não criou raízes no pensamento dos habitantes, que preferiram designar o local de "Itaocara", termo tupi que significa "ocara de pedras", através da junção dos termos itá ("pedra") e okara ("ocara"), em referência ao penhasco que lhe fica fronteiro, na margem oposta do Rio Paraíba do Sul.
Muriaé é uma cidade de Estado do Minas Gerais. Os habitantes se chamam muriaenses.