O prefixo hiper- deve ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "r" ou "h". Nos demais casos, o hífen não é usado. Acompanhe alguns exemplos de palavras com hiper-, este prefixo grego que tem o significado de posição superior, excesso.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo "-sub", diante de palavras iniciadas por "r", usa-se o hífen. # Diante dos prefixos "-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice" usa-se o hífen.
Chamamos 'hífen' o sinal gráfico (-) que empregamos na língua portuguesa a fim de indicar a ligação entre palavras compostas ou aquelas que são derivadas por meio do processo morfológico conhecido como prefixação.
Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc. 4.
No caso do elemento MINI, a regra é uma só: só devemos usar o hífen se a palavra seguinte começar por H ou VOGAL IGUAL: mini-hotel, mini-hospício, mini-internato. Nos demais casos, devemos escrever "sempre junto" (sem hífen).
O hiper-realizador, para estar constamente concluindo tarefas, faz você perder contato com sentimentos mais profundos, tanto seus como com as outras relações. Faz pensar que olhar para sentimentos por muito tempo podem distrair na realização de objetivos.
Como o Novo Acordo Ortográfico, não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra/elemento. ... Como a vogal que termina o prefixo ("o") e que começa a palavra ("e") são diferentes, não se utiliza o hífen.
Exemplo: anti-higiênico; pré-história; semi-hospitalar; super-homem; extra-humano. Atenção! Em alguns casos, após o prefixo "des" e "in", o hífen deixa de ser usado se o segundo elemento da palavra perdeu a letra "h", como nos casos: desumano; inapto e desumidificar.
A função básica do hífen é criar novas palavras sejam compostas ou derivadas.
bem·-te·-vi vi.