Para ser um verdadeiro líder democrático, o profissional precisa ter algumas características – como saber ouvir o grupo antes de tomar alguma decisão. Ele precisa tomar as atitudes adequadas quando necessário, mas também incentivar o time a participar. Assim, pode pesar todas as opiniões para tomar a palavra final.
O líder democrático A principal característica desse tipo de profissional é a sua grande capacidade de administração participativa, partilhando as decisões e sempre apoiando o trabalho em equipe.
A liderança democrática prioriza a motivação, o desenvolvimento e a comunicação da equipe com o líder. Com olhar atento para a satisfação e para o relacionamento saudável dos colaboradores, o líder democrático consulta as pessoas, abre conversas e interações para que o trabalho tenha fluidez e consistência.
O estilo de liderança democrática é baseado no respeito mútuo. Muitas vezes é combinado com liderança participativa porque requer colaboração entre os líderes e as pessoas que eles orientam. ... Alguns autores advertem que os líderes devem ter cuidado ao usar o estilo democrático, porque pode levar a resultados contrários.
A liderança democrática é aquela em que o gestor envolve os colaboradores em quase todos os planos, discussões e procedimentos da empresa ou setor. Nela, as responsabilidades são distribuídas por todos os membros da equipe, que participam da tomada de decisões junto com o líder.
A liderança autocrática centraliza o poder nas mãos do líder e a democrática divide o poder entre líder e liderados. Essa diferença define o estilo adequado a uma empresa, com base em seu perfil.
A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe. ... A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritarismo sobre um grupo.
Democrática Neste modelo, o líder se torna um facilitador do processo, ajudando os colaboradores a executarem bem as suas tarefas e priorizando um clima agradável de trabalho. Ele se preocupa com a execução do trabalho em si, mas também com a qualidade de vida e satisfação da sua equipe de trabalho.
Uma das grandes vantagens da liderança democrática é essa. O trabalho em equipe sempre será a prioridade e todos tomarão decisões juntos, focando num bom relacionamento. ... Ao contrário do que acontece na liderança autocrática, todos os colaboradores se sentem valorizados e importantes – porque realmente são.
Na liderança democrática, os líderes praticam a comunicação com clareza e proporcionam um ambiente em que os feedbacks são constantes. Além de orientar seus colaboradores sobre como podem se desenvolver, esses gestores são abertos a ouvir críticas quaisquer constrangimentos.