Como é feita a compostagem? A compostagem é realizada por meio de uma composteira, que é a estrutura própria para o depósito de material orgânico. É nesse processo que o lixo orgânico será transformado em composto orgânico de húmus e fertilizante, produtos resultantes da matéria orgânica decomposta.
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
A compostagem é o processo de reciclagem do lixo orgânico onde a matéria orgânica é transformada em adubo natural que pode ser utilizado na agricultura e em plantas, jardins e hortas para substituir o uso de produtos químicos.
A reciclagem dos resíduos orgânicos e sua transformação em adubo podem ser feita em várias escalas e promovem a proteção do solo contra erosão e perda de nutrientes. A destinação em aterros sanitários é a opção mais utilizada no Brasil por ser uma solução prática e com custo operacional relativamente baixo.
Na compostagem seca, quem faz o trabalho são os próprios micro-organismos presentes no solo. Por isso, o processo é mais lento e depende também da quantidade de resíduos acumulados.
Os resíduos orgânicos – como cascas de frutas, legumes, pó de café, casca de ovo e até sobras de alguns alimentos cozidos – também podem ser reutilizados, sendo transformados em adubo de excelente qualidade. Porém, nem tudo pode ser colocado em uma composteira doméstica.
Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem – além da serragem, você pode usar como matéria seca grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica.
A compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de frutas, verduras e fezes de animais herbívoros.