Os aventureiros de antes da internet precisavam usar mapas impressos para se localizarem. Antigamente eram chamados de "Guias de Ruas". Na lateral da porta do carro sempre havia um livro grande como este da foto, que eventualmente tínhamos que tirá-lo para conseguir fechar e seguir viagem.
O mundo antes da criação da internet, essa rede que liga todos os computadores e smartphones, era certamente mais complicado. Por falta de acesso a dados digitalizados e por não existir a conectividade tão acessível como hoje, diversas tarefas eram trabalhosas.
Antes do surgimento da internet — criada em 1969, nos Estados Unidos, e trazida ao Brasil em 1988 —, o telefone, a carta e o telegrama eram os métodos utilizados para entrar em contato com amigos e familiares. ... O sistema permitia a conexão entre um computador e a central, equivalente hoje a um provedor de internet.
Os diários antes da internet Eram também chamados de "agenda", sendo, portanto, um diálogo íntimo entre o escritor e o papel. A palavra "diário" (do latim diarium) está relacionada com o termo "dia" e pode ser considerado uma autobiografia. ... Alguns tipos de diários até incluíam um cadeado com chave.
A maioria dos trabalhos escolares era baseada nas fantásticas enciclopédias, fontes inesgotáveis de conhecimento. Felizes dos que tinham tais livros em casa, mas a maioria pesquisava nas bibliotecas públicas.
O Aonde, site de busca, foi muito usado antes do surgimento do Google. Criado em 1996, continua ativo até hoje, sem ter sido vendido a nenhuma empresa maior. Além de buscas, a plataforma também vende outros produtos relacionados à Internet, como templates para websites.
Antes do Google e da Wikipedia, as pessoas de bem se utilizavam de enciclopédias. Era muito comum comprar muitos livros dessas coleções que tentavam falar de tudo um pouco, ou frequentar bibliotecas pra ler e pegar emprestado.
Uma das primeiras coisas que facilitou a comunicação foi a escrita, que permitia que as mensagens fossem capturadas por códigos em uma pedra, um papiro ou uma folha de papel. Assim essas mensagens eram transportável para lugares distantes e permanecia no tempo, registrando fatos para as gerações futuras.
O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, sendo que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens. ... No século XX, o rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação.
Para não deixá-los sem acesso a esse novo mundo, organizações como a Fapesp, em São Paulo, e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, buscavam meios de, literalmente, conectarem bits e bytes ao exterior. ... Getschko explica que a linha contratada era de apenas 4.800 bits por segundo.