O povoamento de Guarapuava foi o resultado de um processo histórico iniciado no século XVIII. Deu-se com as Expedições do Tibagi e foi levado a cabo pela Real Expedição de Conquista do Povoamento dos Campos de Guarapuava, comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal.
Fundada em 1951, por imigrantes suábios, no distrito de Entre Rios. É uma das 5 maiores do ramo Agropecuário do Brasil, possui a Fábrica de Rações, Coopersul, o Moinho de Trigo e a Agromalte (maior maltaria da América Latina).
Primeiro Pe. Chagas e tido com fundador da Cidade de Guarapuava, devido a sua escolha de território, e juntamente com o Comandante Interino da expedição Antonio da Rocha Loures vão redigir o "Formal da Creação da povoação e freguezia de Nossa Senhora do Belém nos Campos de Guarapuava"[15] em nove de dezembro de 1819.
O bairro Santana teve sua origem como loteamento São Francisco, nome dado pelos mais antigos moradores Paulo Kasnocha e Rosamira Kasnocha. A maior parte das terras era de suas propriedades. A partir de 1949 começaram a chegar os primeiros moradores ao novo lugar.
3.115 km² Guarapuava/Área
Com 200 anos de história, Guarapuava é um lugar perfeito para aprender muito da história do nosso país e desfrutar das belezas naturais que a cidade oferece.
A Colônia foi constituída no início da década de 1950 com chegada de cerca de 500 famílias de refugiados da Segunda Guerra Mundial, identificados como suábios do Danúbio (Donauschwaben), oriundos, em sua maioria, de campos de refugiados da Áustria.