É em torno da família que uma comunidade cigana se organiza. Há um líder, sempre um homem, nomeado por mérito e não por herança. Ele é escolhido levando em conta vários aspectos.
Os Espíritos Ciganos gostam muito de festas, e todas devem acontecer com bastante fruta, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, podendo-se encher uma jarra de vinho tinto com um pouco de mel. ... As Consagrações Ciganas devem ter sempre comidas nos ritual próprio, isto é, no Ritual Cigano.
O Romani (também chamado de "Romanês") é a língua da maioria dos ciganos do mundo, principalmente do Brasil. Há outras duas línguas ciganas chamadas "Calom" e "Sintó". ... Os ciganos não possuem escrita. O Romani é usado apenas como meio de comunicação oral.
Eles são iguais aos outros povos e etnias porque são diferentes. Eles têm história, hábitos, costumes, língua e tradi- ções, que os diferenciam e os identificam. Os ciganos são parte integrante do nosso povo. Eles contribuíram para a constituição das riquezas materiais e culturais do Brasil.
Entendemos por ciganos um grupo de pessoas que são nômades, divididos em clãs que perambulavam pela Europa. ... Também são conhecidos como "romi" e ao longo da história Ocidental foram marginalizados por conta do seu modo de vida, considerado incompatível com a sociedade europeia.
Os que são nômades se deslocam juntos em pequenos grupos. Alguns viajam de carro e dormem em tendas ou trailers. Uma minoria ainda viaja e vive em caravanas de carroças puxadas por cavalos. Às vezes os ciganos nômades vivem por algum tempo em locais desocupados, como casas, apartamentos e até lojas vazias.
Os ciganos nômades costumam ter trabalhos apropriados ao seu modo de vida. Atualmente, ganham dinheiro tocando música, lendo a sorte ou vendendo carros e trailers usados. ... Atualmente, há registros de três grupos principais no país: os rom, os caló (ou calon) e os siti. Cada um tem cultura e dialeto próprios.
"Os ciganos têm medo de tudo que está do outro lado. Não gostamos de nada que venha do diabo", declarou Nettie. Como forma de fortalecer o vínculo na família, o costume cigano é que as mães honrem suas irmãs dando às filhas o nome delas.
Podem ser ricos ou pobres, cristãos, mulçumanos e judeus. O que os constitui um povo é a sensação comum de não serem gadgés – como eles denominam os não ciganos- e de se identificarem como calon, sinti ou rom. As comunidades ciganas sofrem muito preconceito desde sua chegada no continente Europeu.
Ciganos é um exônimo para roma (em singular: rom, termo que, traduzido para o português, significa "homem") e designa um conjunto de populações que têm, em comum, a origem indiana e uma língua (o romani) originária do noroeste do subcontinente indiano.