COMO O TÁRTARO SE FORMA NOS DENTES? Se a placa bacteriana não for removida regularmente e de maneira completa, os minerais da saliva se combinam com ela, formando cristais que endurecem e se transformam em tártaro.
O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma "crosta" de cor amarelada ou esbranquiçada.
Também conhecido como cálculo, o temível tártaro quando não é tratado pode provocar a formação de cáries. Situação que você, com certeza, deve evitar. "Se a cárie não for tratada pode se transformar em um problema ainda mais grave, a famosa dor de dente", alerta Furquim.
Se o dente for bem escovado, a placa é removida e você nem precisa se preocupar com o passo seguinte. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato. Esse fosfato reage com íons de cálcio presentes em alguns alimentos.
Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.
Muitas pessoas perguntam ao médico dentista se existem diferenças entre placa bacteriana e tártaro nos dentes. Esta é uma excelente pergunta. ... Uma acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas. O tártaro nos dentes é placa calcificada.
A melhor forma de evitar a formação de tártaro nos dentes é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições e fazendo uso de fio dental, pois ajuda a evitar o acúmulo de resíduos de comida que não conseguiram ser removidos por meio da escovação.
Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água. Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.
Bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio exercerá um papel eficaz na eliminação das placas e também dos tártaros. Para tal, basta molhar a escova de dente e polvilhá-la com bicarbonato de sódio. Em seguida, escove bem os dentes com ela. Depois basta enxaguar e repetir o procedimento 2 vezes por dia.