Posicione a garrafa de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo. Posteriormente, lave a areia e o cascalho em água corrente. Após esse procedimento, adicione, respectivamente, uma camada de areia fina, uma de areia grossa, o cascalho fino e, por fim, o cascalho grosso. O filtro está pronto.
Você deve cortar a parte do gargalo usando uma tesoura e, em seguida, coloque um pouco de algodão no bico. Acima do bico, forre com uma camada de carvão, depois faça uma de areia e uma camada de pedras. Encaixe essa parte das camadas com a outra parte da garrafa que está vazia.
Comece vedando o gargalo da garrafa com o algodão, em seguida, com a tesoura, retire o fundo. Posicione-a de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo. Forre com uma camada de carvão, outra de areia, e, por fim, faça uma camada com as pedrinhas para aquário e está pronto o equipamento!
Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.
COMO FAZER:
Uma técnica fácil de se filtrar a água e retirar dela materiais particulados e algumas bactérias é feita usando-se uma garrafa PET com uma camada de cascalho no fundo, sustentando uma camada de brita ou seixo rolado, sustentando a camada de areia intermediária e acima de todas uma de carvão.
Coloque uma folha de morim sobre o jornal e ponha o filtro sobre o tecido. Desenhe o contorno do filtro, no tecido, com um lápis de graxa. Jogue o filtro no lixo. Recorte o contorno no morim com tesoura ou estilete — use uma régua para cortar linhas retas se optar pelo estilete.
O algodão também serve para reter partículas maiores. Quanto maior forem as camadas do seu filtro, mais transparente a água sairá pela parte de baixo. Já o sal, embora seja uma partícula muito pequena, não consegue ser filtrado por nenhuma das camadas do nosso filtro caseiro.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
Em São Paulo, como em algumas capitais do Brasil, a água que vem da torneira pode ser consumida, embora seja mais aconselhável que passe antes pelo filtro.