Como preencher o cheque nominal
A partir de R$ 100,00, o emitente é obrigado a indicar o nome do beneficiário. O cheque nominal só poderá ser pago pelo banco mediante identificação do beneficiário ou de pessoa por ele indicada no verso do cheque (endosso), ou ainda por meio do sistema de compensação, caso seja depositado.
Cheque cruzado e nominal Quando o cheque está apenas cruzado, isso quer dizer que ele pode ser depositado na conta de qualquer pessoa. No entanto, se além de cruzado, ele também for nominal, o depósito só poderá ser realizado na conta da pessoa que está com o nome indicado no documento.
O cheque é uma forma de pagamento à vista em que o dinheiro pode ser retirado por saque ou depósito em conta. Mas, ao cruzar o cheque, você decide que a única forma de fazer o pagamento será por depósito em conta corrente. Dessa forma, você evita que esse dinheiro possa ser roubado ou que seja usado por outra pessoa.
Para este caso, o responsável a quem o cheque se destina (caso esteja nominal a terceiros) deve assinar no verso do cheque. Em seguida, o titular da conta do Inter que deseja depositá-lo, deve inserir os dados da sua conta também no verso, próximo a assinatura.
Como preencher um cheque pré-datado? A princípio você preenche como um cheque normal. Coloca o valor, nome de quem vai receber e a data que o cheque foi assinado. Na parte de baixo, você acrescenta a data que acredita ser melhor para o valor ser compensado.
Entretanto, há um detalhe importante a atentar: todo cheque acima de R$ 100 precisa ser nominal. Com isso, a maioria dos cheques acaba levando o nome do beneficiário.
Se quiser impedir o endosso, o dono do cheque (o titular da conta-corrente) pode escrever após o nome do beneficiário (a pessoa ou a empresa a quem o cheque está sendo pago) a expressão "não à ordem" e riscar a frase "ou à sua ordem", que já vem impressa.
O cheque nominal pode ser depositado na conta do beneficiário indicado ou, se não estiver cruzado, recebido por ele na boca do caixa. O cheque nominal só poderá ser depositado na conta de outra pessoa se o beneficiário endossar o cheque.
Cheque cruzado Cruzar um cheque é fazer duas linhas na diagonal do canto superior esquerdo para fazer com que ele só possa ser depositado e não sacado. E se entre as linhas desenhadas ainda estiver escrito o nome de um banco, o depósito só poderá ser feito na instituição financeira ali assinalada.