Subtraia do valor da leitura atual o valor da leitura anterior e saberá o quanto de água você consumiu durante aquele mês. Veja o exemplo: o valor na leitura atual é de 700 m3 e o valor da leitura anterior é de 680 m3. Então, o valor de consumo de água naquele mês foi de 20 m3 (7 = 20).
Consumo real: é a diferença da leitura atual e a anterior, ou seja, a quantidade de água consumida no mês em metros cúbicos; 10. Número do hidrômetro: o número que consta na sua conta deve ser o mesmo do Hidrômetro instalado na sua casa; 11.
O hidrômetro instalado em sua casa é o aparelho que mede o consumo de água. Faça a leitura periódica dele. Dessa forma, você vai poder conferir a sua conta, controlar o seu consumo e até descobrir possíveis vazamentos. O cálculo da tarifa de água é progressivo: quanto maior o consumo, maior o preço.
Ao notar que a conta de água esta alta, a primeira coisa a se fazer é buscar por um possível vazamento. Esse vazamento pode estar em diferentes pontos, desde o mais simples, que é o vazamento em vasos sanitários ou torneiras ou então os mais complexos, como vazamentos em canos localizados no solo ou nas paredes.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene).
Confira o encanamento ::: Vá até o hidrômetro e anote o último valor registrado pelo ponteiro. Se a caixa de água não estiver completamente cheia, feche a entrada de água que vem da rede externa. Deixe o registro aberto. Se houver um vazamento, o ponteiro do hidrômetro vai continuar se movendo.
Percebe-se facilmente a presença de ar:
Em sua análise, as principais razões para o aumento na conta de água são vazamentos e até ar circulando no encanamento. - Um vazamento oculto é muito difícil de identificar e pode facilmente provocar um rombo na conta de água. Do lado de fora, tudo está sequinho e parece bem.
A forma mais rápida é fechando todas as torneiras e verificando se o registro marca alguma alteração no consumo. Se marcar então há um vazamento e é necessário encontrá-lo e repará-lo.