Convém, com acento agudo, indica a 3. ª pessoa do singular. Convêm, com acento circunflexo, indica a 3. ª pessoa do plural.
Na frase do jornal, o verbo deveria ter ficado no singular, já que se refere ao pronome "o", equivalente a "aquilo": o (aquilo) que lhes cabe, o (aquilo) que lhes falta, o (aquilo) que lhes resta, o (aquilo) que lhes interessa, o (aquilo) que lhes convém. É isso.
1. Ser conveniente, útil, proveitoso, decente. 2. Concordar; ser do parecer de outrem.
Significado de Meu pronome Que pertence a mim: meu carro, meu livro. [Gramática] Indica pertença e concorda com o gênero feminino (coisa ou pessoa), na primeira pessoa do singular (eu). [Gramática] Determina substantivo que representa um ser ou coisa pertencente à pessoa que fala: meu relógio; este cavalo é meu.
Ser conveniente, útil, proveitoso; servir: o emprego me convém.
"Convém" é uma conjugação do verbo "convir" (infinitivo), podendo se apresentar em outras formas nominais, no gerúndio (convindo) e no particípio passado (convindo).
Resposta: as duas palavras existem na Língua Portuguesa e são conjugações do verbo convir. A diferença entre elas é que o acento agudo é usado quando a palavra estiver no singular (ele convém) e o acento circunflexo é usado quando a palavra estiver no plural (eles convêm).
Porque ela termina em "em" e toda óxitona terminada em "Em" é acentuada.
As duas formas são corretas. Convier é uma forma do futuro do conjuntivo do verbo convir: - Se lhe convier, iniciaremos o projeto hoje. Convir é o infinitivo do mesmo verbo: - No caso de lhe convir, iniciaremos o projeto hoje.
Ser conveniente, útil, proveitoso, decente. ... Concordar; ser do parecer de outrem.