Busca por gens
Um clã constitui-se num grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum. Mesmo se os reais padrões de consanguinidade forem desconhecidos, ainda assim, os membros do clã reconhecem um membro fundador ou ancestral maior.
Conceito. O conceito de gens baseava-se numa noção de "solidariedade aristocrática", emanada da relação da gens com os seus antepassados, surgindo como elemento de distinção e mérito pessoal na obtenção de um posto destacado da administração imperial romana.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
genes | Definição ou significado de genes no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
A dinâmica da segmentação de linhagens funda o clã que, na Bíblia hebraica, consiste em uma associação de casas patriarcais unidas pelo princípio de um ancestral comum, vínculos de solidariedade, relações de filiação (consanguinidade) e afiliação. ... pelo princípio do ancestral comum, seja ele real, seja fictício.
Significado de fratria Reunião de vários clãs, nas sociedades de tipo muito arcaico, frequentemente de caráter totêmico.
As cidades-estado surgiram nos primórdios da civilização ocidental. Entre 50 a.C., cerca de doze cidades-estado surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque). Depois de 2300 a.C., essas cidades-estado perderam sua independência e foram forçadas a fazer parte do Império Acadiano.
As cidades-Estados possuíam uma arquitetura semelhante, elas eram formadas por uma praça, chamada ágora, onde aconteciam as assembleias dos cidadãos e as transações comerciais. ... As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas.