Falaram é uma forma verbal do verbo falar, nomeadamente a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo. Já me falaram disso.
Falam vem do verbo falar. O mesmo que: comunicam, conversam, discursam, exprimem, criticam, dizem, revelam.
Diferença entre me e mim Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
Nada de errado nessa construção. Nesse caso, o pronome oblíquo mim não é sujeito de estudar. Observe que houve apenas uma inversão da ordem natural da frase. Em ordem direta teríamos: Estudar é uma alegria para mim, onde "para mim" funciona como complemento de estudar.
36) Quem fala "mais certo" pronuncia as palavras como são escritas? (p. 91) R: Não. Porque a língua escrita é apenas uma representação simbólica e não um retrato fiel dela.
A forma certa da escrita da palavra é "Falam", portanto a palavra "falão" não existe na língua portuguesa. A expressão "falam" está na 3º pessoa do plural do presente do indicativo. O verbo falar significa expressar-se através de palavras.
Mim ou me
Ele me ama = objeto direto (verbo amar, transitivo direto — quem ama, ama alguém — sem preposição); Ele me obedece = objeto indireto (verbo obedecer, transitivo indireto — quem obedece, obedece a alguém — com preposição A); Ele chegou até mim = adjunto adverbial (preposição ATÉ);
Para eu ou para mim? O uso do pronome "eu" ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome "mim" é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.