Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarreforma. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-reforma.
A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.
A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza.
Significado de Reforma substantivo feminino Ato ou efeito de reformar, de atribuir uma forma melhor, de corrigir. Nova organização, nova forma: reforma política, reforma na saúde. Tornar algo novo; fazer uma renovação; remodelação: reforma do vestuário, da casa.
Em resposta à Reforma, a Igreja Católica criou seu próprio movimento, a Contra-Reforma ou Reforma católica. Seus objetivos eram impedir que o protestantismo se espalhasse, recuperar territórios perdidos e expandir os esforços missionários em todo o mundo.
A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica ao avanço das igrejas protestantes durante o século XVI, reafirmando os dogmas católicos e o poder do Papa. A Reforma Protestante começou logo após Martinho Lutero afixar suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha.
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
O ponto de partida da reforma religiosa foi o ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da Igreja de vender indulgências. ... Lutero admirava os escritos e as ideias de Jan Huss sobre a liberdade cristã e a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade da vida dos primeiros apóstolos.