Allahu Akbar (Alá é Maior) (Árabe: الله أكبر), foi o título do hino nacional da República Árabe da Líbia e depois disso Grande Jamairia Árabe Líbia Popular e Socialista.
الله, transl. Allāh, AFI: [ʔalˤːɑːh]) é a palavra utilizada no árabe para designar Deus (al ilāh, literalmente "O Deus").
terá gritado: "Allah Akbar", "Deus é grande".
Alá (ou ALLAH, do árabe al-Ilah), é a contração de al-ilah, que resulta da fusão do artigo "al" (o) com a palavra deus, ilah (deus ou divindade, com plural ilahat).
islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Não é visto pelos mulçumanos como um ser divino, mas sim, um ser humano, contudo o mais perfeito dos seres humanos. Como figura política ele unificou várias tribos àrabes e na chamada África Negra, seu nome é Mamadou.
Significa submissão, submeter-se; obediência ou ação de obedecer a Deus (Allah, em árabe).
Allahu Akbar é uma expressão em árabe que significa "Alá é Grande" ou "Alá é o Maior", na tradução para o português. Conhecida em árabe como Takbir ou takbeer, a expressão Allahu Akbar é uma reverência à Deus, bastante utilizada entre os muçulmanos.
Takbīr ou taquebir (تَكْبِير) é uma palavra em árabe que significa "louvor, exaltação, glorificação, magnificação, celebração".