No evangelho, Jesus ensinou a dar esmola de maneira discreta, sem alardes, para que "a mão esquerda não saiba o que faz a direita" (Mt 6,3). E, mais, "dai o que tendes em esmola e tudo ficará puro para vós" (Lc 11,41).
No contexto religioso, a esmola guarda a dimensão de combate a injustiça. Na quaresma de 1979, o Papa João Paulo II lembrava que essa abordagem é mesmo anterior ao evangelho, indicando o caminho para Deus. Em hebraico, a palavra utilizada, como observou o Papa em seu texto, é "sedaqah", que significa "justiça".
"Não. A esmola pode aliviar situações de extrema necessidade, mas não contribui para transformar a condição de miserabilidade dos pedintes." Waldir Mafra, da care Brasil, Ong que combate a pobreza.
Esmola vem do Grego eleemosyne, "piedade, mercê, favor"? Em Grego Eclesiástico, adquiriu o significado de "donativo, caridade".
Para Kant, a esmola transfere a resolução de um problema público para a esfera particular. ... Kant enfatiza que muitas pessoas, ao darem o dinheiro, ganham o senso de ter praticado uma boa ação sem se submeter a uma obrigação de longo prazo ao outro. É um gesto que faz bem para o ego e não melhora efetivamente o problema.
alminha | n. f. | n. f. pl. Homem que pede, de porta em porta, esmolas para sufragar as almas do Purgatório. ...
Ato de auxiliar, de prestar ajuda, de dar auxílio.
alminha | n. f. | n. f. pl. Homem que pede, de porta em porta, esmolas para sufragar as almas do Purgatório. ...
O gesto de dar esmola identifica aquele que a recebe como mendigo. Fere a dignidade da criança. Cria nela uma dependência perigosa em relação ao bom samaritano que, ao lhe dar um dinheiro fácil, aplaca seu sentimento de culpa, mas mata na criança o desejo de sonhar, de elaborar um projeto de vida.
Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.