O teor de carboidrato pode ser calculado pela diferença entre 100 e a soma das porcentagens de água, proteína, gorduras, álcool (quando presente) e cinzas.
Assim, um alimento com 20 g de carboidratos totais pode conter 10 g de fibra e 10 g de álcoois de açúcar. Subtraia todos os 10 g da fibra e 5 g dos álcoois de açúcar. Em seguida, subtraia esse total de 15 g dos 20 g do total de carboidratos. Isso deixa 5 g de carboidratos líquidos.
"CARBOIDRATOS TOTAIS" OU EXTRATO LIVRE DE NITROGÊNIO (E.L.N. ou NIFEXT) OBTIDOS POR DIFERENÇA. ... Esta determinação do conteúdo provável de carboidratos na amostra é efetuada por diferença entre 100 (percentual total) e o somatório dos percentuais encontrados para umidade, cinzas, fração protéica, fibra e gordura.
Composição química ou composição centesimal de um alimento são conhecidas através de análises químicas de determinação: umidade ou voláteis a 105°C; cinzas ou resíduo mineral fixo; lipídeos (extrato etéreo); proteínas (N x fator de correção); fibra; glicídeos ou nifext, quando determinado por diferença (MORETO, et al., ...
Diferentemente das outras frações do alimento, não há um método analítico capaz de quantificar todos os carboidratos de uma só vez. Combinam-se dois ou mais métodos.
O cálculo é simples: multiplica-se o valor de índice glicêmico pelo número de gramas de carboidratos e divide por 100. Por exemplo, 1 xícara (chá) de cenouras cozidas tem cerca de 10g de hidratos de carbono e o seu índice glicêmico é 49. No cálculo: 49 (IG) x 10g (hidrato de carbono) / 100 = 4,9.
A conta é simples: 40% de suas calorias são dedicados a sua ingestão de carboidratos. 2.000 x 0, calorias (40%). Sabendo que existem 4 calorias por grama de carboidratos, o montante total é de 200 gramas de carboidratos (8).
Para quem ainda não sabe: As diretrizes dietéticas oficiais recomendam que os carboidratos fornecem entre 45 e 65 por cento da ingestão de calorias diárias. Ou seja, se você comer 2000 calorias por dia, isso significa que você deve comer entre 2 gramas de carboidratos por dia.
Os glicídios (do grego glicos, "doce") são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, também conhecidos como açúcares, samarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono.
Para que a reação de Maillard ocorra, é preciso que haja aminoácidos ou proteínas (que são cadeias de aminoácidos), carboidratos e temperatura de 120 graus C ou superior. A alta temperatura fará com que estes compostos comecem uma reação em cadeia em que se ligam e criam moléculas instáveis.