A taxa de juros é a quantia que um tomador de empréstimo paga ao credor para usar seu capital. É geralmente expressa em valor anual, ou taxa porcentual anual (TPA). A quantia real que o mutuário paga é determinada pela quantia do empréstimo, chamada "principal".
Assim, os juros representam um valor pago para cobrir a operação financeira e remunerar o tempo que o dinheiro ficou aplicado. Por exemplo, quando você faz um empréstimo com um banco. Nessa situação, o banco está disponibilizando dinheiro e recebendo, em troca, o montante acrescido de juros pelos seus serviços.
A taxa de juros representa uma remuneração aplicada a um empréstimo, mas não se limita a tal característica. Os juros também estão entre os principais conceitos do mercado financeiro e de toda a economia. ... Desse modo, você entenderá melhor o mercado financeiro e saberá como orientar suas escolhas.
O Banco Central (BC) subiu os juros básicos da economia em 0,75 ponto percentual, pela terceira vez consecutiva. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (16) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), elevou a taxa Selic de 3,5% para 4,25% ao ano.
Assim como foi feito para a Estrutura a Termo da Taxa de Juros (ETTJ), obtida via taxas de fechamento (taxa indicativa ANBIMA), o modelo adotado para descrever a ETTJ intradiária 12h será o Svensson (1994): e e , em que, r τ é a taxa de juros no dia t para a maturidade τ.
O Brasil tem poucas instituições de grande porte e que controlam o sistema bancário. Essa concentração faz com que essas instituições sejam as responsáveis por alinhar as taxas de juros. E a falta de concorrência explica por que as instituições podem "colocar as taxas que quiserem" na hora de fazer empréstimos.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual. Assim, a taxa de referência do país passa de 4,25% ao ano para 5,25% a.a.