A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho. Além disso, o processo da hipertrofia muscular é reversível.
A hipertrofia pode ser tanto fisiológica quanto patológica, sendo uma das formas que as células encontram de se adaptarem diante de uma maior exigência de trabalho. De modo geral, a hipertrofia é o aumento volumétrico celular, gerando, consequentemente, um aumento do órgão afetado e de suas funções celulares.
Dois fatores contribuem para a hipertrofia: a hipertrofia sarcoplasmática, que está relacionada ao aumento na capacidade do músculo em guardar glicogênio; e hipertrofia miofibrilar, que está relacionado ao aumento do tamanho das miofibrilas. A hipertrofia não se deve somente à musculação.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, enquanto a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.
Na hiperplasia , acontece é um aumento do número de células de um tecido ou órgão. Hipertrofia é o aumento do tamanho e do volume das células , sem aumento do número delas. Quando se sofre uma hipertrofia , não se desenvolvem células novas, apenas aumentam de tamanho as já existentes.
Hipertrofia é o processo de desenvolvimento muscular ocasionado por um estímulo tensional, definida como aumento da área de um músculo. O principal mecanismo de hipertrofia é a multiplicação das fibras proteicas, que ocorre como adaptação à sobrecarga tensional nos músculos em atividade.
Como vimos acima, tanto cargas menores quanto exercícios sem nenhuma carga podem gerar hipertrofia. Porém, para gerar o máximo de ganho de massa muscular (hipertrofia) os estudos mostram que cargas acima de 65% de 1RM são melhores.
As 8 melhores dicas para ganhar massa muscular de forma rápida e eficiente são: