A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres.
Além de evitar acidentes e situações indesejáveis, as crianças aprenderão a conviver melhor em sociedade. A educação no trânsito é essencial quando se trata de evitar acidentes de trânsito. Um grande número deles ocorre devido à imprudência ou ao desconhecimento das leis.
→A educação para o trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Ou seja, quando você está no carro, no ônibus, atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.
A quantidade de acidentes fica em torno de 01 milhão de acidentes de trânsito/ano, conforme dados do site "Portal do Trânsito Br", e desses acidentes 380 mil são com vítimas. ... O Trânsito é uma das principais causas de mortes por acidente de crianças e adolescentes, conforme dados da OMS.
Entenda a importância da direção defensiva para a segurança no trânsito. ... Afinal, responsabilidade e consciência no trânsito são fatores determinantes para que acidentes e outras ocorrências mais graves não coloquem em risco a vida de motoristas, passageiros e demais utilizadores das vias.
A escola precisa estabelecer uma relação entre ética e trânsito estimulando, dessa maneira, a reflexão do aluno sobre sua conduta e a dos outros, a partir de valores e princípios que norteiam o cotidiano, tais como: respeito, diálogo, solidariedade e justiça.
O Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, por exemplo, promove ações educativas periodicamente. De acordo com o site da instituição um programa chamado "Minha escolha faz a diferença no trânsito" realiza todos os meses campanhas educativas.