Feijão de corda É mais popular no Nordeste e em Minas Gerais e também é conhecido como feijão-macaçar ou caupi.
O alho cozinha mais rápido do que a cebola, por isso, se for para a panela antes do tempo, vai queimar e deixar o feijão com gosto amargo.
Aprenda dicas para fazer o feijão perfeito
Como deixar o feijão clarinho Antes de cozinhar o feijão, deixe ele de molho em água morna com um limão espremido cortado em dois. Deixe nessa água por 15 minutos. Após esse tempo, escorra a água e lave bem para tirar o gosto do limão. Cozinhe normalmente.
Phaseolus vulgaris, o feijão comum, cultivado em todo o mundo; Vigna unguiculata, vulgarmente chamado de feijão de corda, feijão-macáçar, caupi e outros, predominante na região Nordeste e na Amazônia; Cajanus cajan, feijão-guandu ou andu, comum no nordeste, principalmente em sua variedade arbórea.
Ao todo temos 13 tipos de feijão cultivados no Brasil, veja:
Se o feijão queimar, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira com casca, lavada. Leve novamente ao fogo e ele perderá o gosto de queimado. Coloque as batatas já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar; elas ficarão secas e macias.
Anote as dicas para não perder o feijão que queimou. 5º Feijão transferido para outra panela – acrescente água suficiente para cobri-lo, coloque 1 cebola média inteira ou meia cebola grande dentro da panela para ferver junto do feijão. Deixe ferver por 15 minutos e pronto! Feijão novinho em folha sem gosto de queimado!
Tampe a panela e espere até que ela pegue pressão, ou seja, quando ela começa a fazer barulho de chiado. Deixe o fogo baixo e conte aproximadamente 20 minutos.
Deixe o feijão de molho por 2 horas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Junte a água, o tempero pronto, o sal e o louro. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos após o início da fervura.