O aniversário da morte (ou dia da morte) é o aniversário do falecimento de uma pessoa. Os familiares do falecido estão proibidos de participar de atividades de entretenimento. É o oposto de aniversário natalício.
Algumas ideias incluem fazer uma montagem de fotografias da pessoa que morreu, desenhar um retrato dela ou criar um scrapbook com as coisas dela. Você também pode fazer disso um ritual de aniversário, então todos os anos você vai honrar a sua partida fazendo alguma coisa diferente.
As causas de morte mais recorrentes nesse dia são: ataque do coração, derrame, suicídio e quedas acidentais. ... No nosso aniversário somos confrontados com a ideia do nascimento, mas também com a morte. A pessoa pode fazer uma retrospectiva de sua vida e pensar: "É isso, já fiz o que tinha que fazer. Vou embora".
Uma maneira muito comum de fazer uma homenagem póstuma é reunir todos os familiares e amigos mais próximos para ouvir e contar histórias a respeito deste ente querido. Essas histórias não devem ser sobre a perda, mas sim sobre momentos felizes e importantes que foram passados junto com a pessoa que faleceu.
Há um ano você nos deixou, mas na minha saudade estará eternamente presente! Já faz 1 ano que partiu e ainda não me acostumei com a ideia de não tê-la na minha vida. Há um ano você partiu, mas continua vivendo na memória de quem ficou. Faz 1 ano da sua triste partida, espero que esteja em paz.
Após a morte, pensamos muitas vezes nos dias que seriam importantes mas que não serão comemorados. A idade para na data em que se morre, mas o aniversário continua para sempre, todos os anos.
Hoje o dia seria de festa e muita alegria, mas você já não está mais entre nós. Partiu para outro lugar; um lugar de paz e harmonia. Não lhe desejo um aniversário feliz, mas prometo que meus pensamentos estão com você. Desejo que a tranquilidade seja sua morada e que o descanso esteja sempre ao seu lado.
A probabilidade de alguém morrer no dia do seu próprio aniversário deveria ser de 1/365,25. Para as pessoas nascidas a 29 de fevereiro, este valor desce para 1/1461. No entanto, estudos epidemiológicos indicam que há um excesso de cerca de 13% de mortes ocorrendo em dias de anivesário, para pessoas com mais de 60 anos.
6 dicas importantes sobre o que dizer quando alguém morre