A polidactilia é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras na mão ou no pé e pode ser causada por modificações genéticas hereditárias, ou seja, os genes responsáveis por essa alteração podem ser transmitidos de pais para filhos.
A polidactilia pode acontecer devido a uma mutação genética causada por um alelo autossômico dominante. As chances de herança familiar são de 50%, quando um dos pais tem o problema, ou de 100% caso ambos os pais tenham. A polidactilia envolve apenas um gene que pode causar diversas variações.
A variação genética que fez 15 dos 22 membros da família Silva nascer com seis dedos nas mãos e nos pés é a polidactilia.
Nos mamíferos, o número básico de dedos em cada membro é de cinco, mas muitas espécies perderam alguns deles no decurso da evolução - os perissodátilos, por exemplo, têm um número ímpar de dedos (os cavalos e outros equídeos tem um único dedo e os rinocerontes têm três) e os artiodátilos têm um número par.
A polidactilia ou polidatilia (do grego πολύς, "muitos" e δάκτυλος "dedo") é uma anomalia causada pela manifestação de um alelo autossômico variável,dominante com expressividade consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos da mão (quirodáctilos) ou dos dedos do pé (pododáctilos).
Malformação congénita, com carácter hereditário, que se manifesta pela existência de dedos supranumerários.
Custa em média 8.000 e infelizmente no momento não está sendo feita pelo SUS e não tem previsão de quando voltará a realizar.
As falanges correspondem aos dedos polegar, indicador, médio, anular e auricular. Ao total, temos 14 falanges. As falanges articulam-se com os ossos do metacarpo. Cada dedo apresenta três falanges.
Meça o fio com uma régua e veja o comprimento marcado na tabela abaixo....Medida do dedo em centímetrosTamanho do anel correspondente5,5 cmAnel tamanho 155,6 cmAnel tamanho 165,7 cmAnel tamanho 175,8 cmAnel tamanho 18