A indústria do calçado é a atividade industrial envolvida na fabricação de calçado, como sapatos, sandálias, chinelos, tênis, botas, galochas e outros.
Este era feito de couro recortado e preso a uma tira que se moldava perfeitamente ao pé. Como já mencionado, o trabalho do sapateiro, considerado uma arte e destinado à aristocracia, se diferenciava do reparador de calçados, que também confeccionava calçados, mas estes eram menos refinados.
O Técnico de Calçados é o profissional da indústria calçadista com conhecimento dos processos de fabricação de calçados.
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria calçadista nacional, atuando na defesa comercial em busca de melhores condições competitivas de produção no Brasil.
A indústria calçadista brasileira iniciou suas atividades nas últimas décadas do século XIX, especialmente após a Guerra do Paraguai.
nesse aspecto, é interessante salientar que o artesão possui domínio sobre as próprias ferramentas de produção. assim, ele molda o emborrachado do calçado, faz a costura e o corte da parte de couro ou outro material para o corpo do sapato e posteriormente faz a montagem do sapato como um todo.
O primeiro calçado que se usou para cobrir o pé foi, sem dúvida, um pedaço de couro para curtir, atado com tiras do mesmo material. Sabe-se que no século XI surgiram na França os sapatos de bico, com calcetas reviradas, de couro ou de veludo. ... Eram de couro de boi.
Desenvolve moldes de calçados e roupas de acordo com tabelas/amostras estabelecidas pela empresa, acompanha confecção de peças piloto e analisa e aprova amostras. Estuda estilos e tendências de moda e identifica processos, matérias-primas, máquinas e equipamentos necessários para a produção.
Hoje, o país conta com cerca de oito mil empresas ligadas ao setor calçadista, distribuídas por todo o país, responsável pelo emprego de cerca de 340 mil trabalhadores, mas os centros tradicionais continuam tendo certa preponderância.