A equação M = I. α relaciona o módulo do torque M com a aceleração angular α e com a quantidade I que representa a inércia rotacional do objeto. A quantidade I é conhecida como o momento de inércia do corpo e a sua unidade no SI é kg.
Em mecânica, o momento de inércia, ou momento de inércia de massa, expressa o grau de dificuldade em se alterar o estado de movimento de um corpo em rotação. ... Neste caso, o corpo tem um único momento de inércia, medido em torno desse eixo.
O momento de inércia de área da seção transversal de uma viga, em relação a um eixo que passe pelo seu centro de gravidade, mede a sua rigidez, ou seja a sua resistência à flexão em relação a esse eixo.
h = altura. Nesse caso, a fórmula aplicada para o cálculo do momento de inércia do retângulo é constituído pelos seguintes aspectos: I = b . h³ / 12. Sendo assim, temos que a inércia é igual a base multiplicada pela altura ao cubo divididos pelo número 12.
A esfera possui o momento de inércia mínimo para corpos com distribuição contínua de massa, e seu valor é 2. m.R²/5.
O momento de inércia é uma grandeza que define a dificuldade de alterar o movimento de um corpo em movimento circular. O momento de inércia é uma grandeza física que estima a dificuldade de alterar o estado de movimento de um corpo em rotação.
Segundo a teoria, a inércia varia conforme a massa de cada corpo. Se um objeto tem massa elevada, ele possui maior resistência à mudança de estado (maior inércia). Já os corpos com massas menores possuem menor inércia.
Os eixos x', y' e z' são os eixos principais de inércia, para os quais os produtos de inércia são zero e os momentos de inércia são os momentos principais de inércia.
Essa dificuldade de inércia de rotação é denominada momento de inércia. O momento de inércia de um objeto em relação a um eixo é a propriedade do objeto que o faz resistir a uma variação em sua velocidade vetorial angular em relação ao eixo. é a distância do objeto até o eixo de rotação em metros.
Como calcular momento de inércia do triângulo? Considerando todos esses elementos de cálculo, temos a seguinte fórmula do centróide do triângulo: X = 0, Y = h/3, A = b * h /2. O resultado dessa fórmula é fundamental para calcular o momento de inércia do triângulo.