Uma partida de tênis de mesa é disputada em melhor de qualquer número de sets ímpares. Usualmente, torneios nacionais são disputados em melhor de 5 sets e torneios internacionais em melhor de 7 sets, o que significa que o jogador ou dupla que vencer, respectivamente, 3 ou 4 sets vence a partida.
Grand Slams: os principais torneios de tênis
Missão: Organizar e difundir o tênis de mesa no Brasil. Visão: Ser considerada a melhor confederação do sistema esportivo brasileiro, até 2020, com excelência na gestão e governança e alcance de resultados de expressão internacional.
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) é o órgão desportivo internacional máximo do tênis de mesa mundial. Criada por representantes da Alemanha, Hungria e Inglaterra, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (em francês: Fédération Internationale de Tennis de Table) foi fundada em 1926 em Berlim.
Em 1942, atletas do Rio e de São Paulo se mobilizaram com a tradução das regras e assinatura de convênios e oficializaram o tênis de mesa pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos).
Grand Slams São os quatro torneios mais importantes do circuito: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e o US Open. O campeão, por exemplo, recebe 2000 pontos no ranking da ATP.
Grand Slam: Australian Open, Roland-Garros, Wimbledon e US Open - Tênis - Terra.
No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantar o tênis de mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de tesa no Brasil, pois até então ele era praticado somente em casas particulares e em clubes.
Atualmente, o esporte é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa em todos os estados do Brasil e congrega mais de 20 mil atletas.
Kato (Chop) Movimento que utiliza o backspin perto da mesa.