Proteção UV Verifique se o produto possui alguma indicação sobre a proteção aos raios UV. Ela deve ser de 99% ou 100% de absorção UV ou UV 400.
Os óculos sem proteção UV 400 podem ser piores do que a exposição ao sol, causando lesões na superfície do olho, alterações temporárias na visão e, com isso, muito incômodo, inclusive dores de cabeça! Ao usar óculos sem proteção, toda a saúde dos olhos é prejudicada desde a superfície ocular até a retina.
Proteção Contra Raios Ultravioleta O principal objetivo da lente de um óculos de Sol é proteger contra a radiação ultravioleta e outras onda de luz nocivas. ... Procure por óculos com alto fator de proteção (pelo menos 98%) contra raios ultravioletas (UVA e UVB) ou proteção UV 400.
UV 400 Os óculos de sol podem prevenir danos oculares e cada modelo possui um fator de proteção distinto. A proteção UV máxima encontrada no mercado é a UV 400. Esse valor indica que as lentes irão bloquear os comprimentos de onda abaixo de 400nm/0, o que inclui todos os raios UVA e UVB.
Quando pressionadas levemente com um dedo, as lentes não devem se mover. Faça um teste: Olhe para um objeto através dos óculos de sol e mexa a lente para frente e para trás; o objeto não pode ser distorcido com esse movimento.
Para saber se os óculos que você comprou são adequados, verifique se ele tem o selo de proteção UVA e UVB na embalagem, lente ou etiqueta.
Assim como o protetor solar protege a pele, os óculos com proteção UV agem como uma barreira protetora para os olhos, uma vez que reduzem a quantidade e a intensidade de radiação que penetra no tecido ocular.
O filtro UV é responsável por nos proteger dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Nosso cabelo é diariamente exposto a agentes externos como o sol, vento, poluição, entre outros. O filtro UV agirá para diminuir a ação nociva desses agentes, tal qual ele faz com nossa pele.
Para saber se o produto tem qualidade, é necessário ficar atento ao selo que atesta a proteção UV. "Os óculos escuros de má qualidade não têm essa proteção, eles apenas provocam o escurecimento e uma consequente dilatação das pupilas.
Existe um equipamento chamado lensômetro que tem a função de verificar as lentes de um óculos. Nesse aparelho é medido o grau, eixo e também o índice de proteção UV. O índice ideal é que no teste as lentes apresentem como resultado UV 100.