Em geral, as peças feitas em couro legítimo são mais encorpadas e sua superfície pode apresentar pequenas ranhuras, marcas e diferenças mínimas de tonalidade. Nada disso é considerado como defeito, pois faz parte das características naturais do produto.
Caracterizado por ser uma matéria-prima muito nobre, o couro legítimo é extraído da pele de animais, como boi e carneiro. Também chamado de couro natural, ele normalmente é confeccionado em um curtume e passa por várias etapas de fabricação, desde a extração até o resultado final.
O couro ecológico obtido da pele dos animais é um couro legítimo e apresenta a mesma durabilidade do couro tradicional. ... Além disso, o couro ecológico é obtido através de recursos renováveis, que se reabastecem a uma taxa muito mais rápida do que o tipo convencional, e não contém produtos químicos tóxicos.
O couro genuíno é feito de materiais orgânicos, geralmente couros bovinos. ... Existem inúmeras variações de couro com diferentes tipos de acabamentos, melhor proteção contra o desgaste diário, maior durabilidade, no entanto, todo couro legitimo é incomparavelmente mais forte devido à composição inata dos couros.
Observe a textura e a espessura do material Produtos de couro terão a textura mais grossa, assim como sua espessura. Por outro lado, calçados feitos com sintéticos são mais finos e possuem uma textura mais frágil. Além disso, produtos de couro possivelmente terão sua textura mais natural.
O couro legítimo se enruga quando pressionado, assim como a pele. Já os materiais sintéticos apenas se comprimem embaixo do seu dedo, retendo a forma e a rigidez. Sinta o cheiro do couro e procure por um aroma natural e embolorado, em vez de algo químico e plástico.
Por definição, couro é a pele de qualquer animal que foi curtida. Esse processo de curtimento é necessário para que não apodreça após o abate. No Brasil, as peles mais comuns que passam pelos curtumes, a indústria do couro, são as de bovinos, porcos, cabras e ovelhas.
A durabilidade do tecido ecológico é uma das maiores dúvidas entre os produtores e consumidores, mas dizem que é semelhante à do couro legítimo que, quando bem tratado, pode chegar a centenas de anos.
O legítimo couro natural. Apresentando qualidade e durabilidade ímpar, é extraído da pele animal e considerado o mais resistente e procurado. Apesar de ser um investimento caro, o couro natural é um material que permite que as peças dele produzidas permaneçam bonitas, hidratadas e conservadas por um longo tempo.
O couro é responsável pela remuneração de 12% a 15% do valor do boi gordo. Para definir o preço pago ao pecuarista pela arroba do boi, os frigoríficos utilizam uma somatória de cada item que compõe o aproveitamento bovino.