ou aberto, de acordo com o tipo de intervalo). Observação: as notações podem ser [a, b] para intervalo fechado e (a, b) para intervalo aberto. Usa-se colchetes ou parênteses respectivamente para fechado ou aberto. Observação: o intervalo pode tender ao infinito para a direita ou para a esquerda.
Um conjunto é aberto se e só se coincidir com o seu interior. Um conjunto é aberto se e só se o seu complementar for fechado. A interseção de dois conjuntos abertos é um conjunto aberto. A união de qualquer quantidade (mesmo infinita) de conjuntos abertos é um conjunto aberto.
Notação em símbolos de um intervalo Habitualmente se utilizam os colchetes – "[" e "]" – para indicar que um dos extremos do intervalo é parte deste intervalo e os parênteses – "(" e ")" – ou, também, os colchetes invertidos – "]" e "[" para indicar o contrário.
Um intervalo representa os números que estão contidos nele. O intervalo aberto é representado por um colchete abeto e o intervalo fechado por um colchete fechado. Quando o intervalo é aberto significa que o número junto a ele não está representado, ou seja, não faz parte do intervalo.
É possível representar esses intervalos (subconjuntos) por meio da geometria. Para isso, basta se lembrar das retas numéricas: elas são o resultado de uma relação de cada ponto de uma reta com um número real.
Significado de Fechado adjetivo Não aberto, cerrado: o cofre está fechado. Trancado, escondido: fechado a sete chaves. Diz-se do tempo quando ameaça tempestade. Diz-se de uma negociação chegada a termo: a compra do terreno é negócio fechado.
Os intervalos reais são subconjuntos dos números reais. Como entre dois números distintos quaisquer há infinitos números, seria impossível listar todos os elementos destes subconjuntos. Por isso, os intervalos reais são caracterizados por desigualdades, englobando assim todos os elementos dentro do intervalo.
Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses; todavia, seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: - Em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra. - Para intercalar palavras ou símbolos não pertencentes ao texto.
Podemos usar a notação de intervalo para mostrar que um valor se situa entre duas extremidades. ... Por exemplo, tanto a notação -3≤x≤2, quanto [-3,2], quanto {x∈ℝ|-3≤x≤2} significam que x está entre -3 e 2, bem como poderia estar em uma extremidade.