Principais sinais e sintomas
O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) consiste na aquisição progressiva de habilidades (p ex. andar, falar, reconhecer pessoas) por parte da criança à medida que ela vai crescendo. O atraso de desenvolvimento (ADNPM) ocorre quando o bebê não adquire determinada habilidade na idade esperada.
O atraso no desenvolvimento pode ter muitas causas diferentes, sendo as principais genéticas (como a Síndrome de Down), ou complicações da gravidez e parto (como prematuridade, asfixia ou infecções). Muitas vezes, no entanto, a causa é desconhecida sem uma investigação específica.
Isso significa que o pequeno pode manifestar atraso em sua coordenação motora ampla ou fina, na comunicação verbal, habilidades sociais e até mesmo na capacidade de autocuidado (para se vestir e para se limpar).
O mesmo autor divide em dois grupos as teorias sobre atrasos maturativos: 1) o que considera os atrasos na maturação neurológica e neuropsicológica e 2) o que fala em atrasos na maturação de funções psicológicas, embora não haja total clareza sobre a independência do segundo em relação ao primeiro.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas crianças, especialistas avaliam que a estimulação precoce na janela de até três anos de idade é importante para reduzir o nível de comprometimento causado pela malformação.
Retardo neuropsicomotor é o termo utilizado para definir uma condição em que as habilidades psicomotoras da criança não são adequadas à sua faixa-etária. Ou seja, há um atraso para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, de socialização, motricidade ou comunicação, por exemplo.
Até os 15 meses: ainda não aprendeu a andar sozinho; Aos 18 meses: é incapaz de se alimentar sozinho; Aos 28 meses: não consegue formar uma frase com mais de duas palavras; Depois dos 5 anos de idade: quando a criança não consegue controlar a vontade de urinar ou de evacuar.
Existem três pontos importantes no desenvolvimento infantil aos quais temos que observar: comunicação, comportamento e interação social.