A sensação das contrações de treinamento são mais brandas, lembra uma cólica ou acontece um enrijecimento da barriga. E elas podem ser aliviadas com a mudança de posição. Não costumam doer e, sim, causar algum incômodo que passa em segundos ou pouco minutos.
As contrações de treinamento, também chamadas de contrações de Braxton Hicks ou "contrações falsas", são aquelas que normalmente surgem após o 2ª trimestre e que são mais fracas que as contrações do parto, que surgem mais para o final da gestação.
Para ficar de olho Apesar de na maioria dos casos as contrações de treinamento serem uma preparação para o trabalho de parto, é importante ficar em alerta caso elas aconteçam com uma maior intensidade e cedo demais, podendo significar um trabalho de parto prematuro.
Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente, as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, usualmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos.
Contrações de treinamento são normais e não indicam trabalho de parto. Denominamos contrações de Braxton Hicks ou contrações de treinamento as contrações uterinas indolores, em geral percebidas como uma "pressão" ou "endurecimento" arrítmico do útero.
Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, geralmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos. Conforme o trabalho de parto avança, essas contrações ficam mais frequentes e duram em torno de 60 segundos.
No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.
Elas são uma parte perfeitamente normal da gravidez e podem começar a ocorrer já no segundo trimestre, embora geralmente ocorram mais comumente no terceiro trimestre da gravidez. Além disso, nem toda mulher grávida vai experimentá-las.
Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são:
Se suas contrações ocorrerem regularmente – a cada 10 minutos ou mais de 6 vezes por hora – você pode estar em trabalho de parto e deve ligar imediatamente para o seu médico.