A maior parte dos adultos respira cerca de 12 a 15 vezes por minuto. A respiração profunda é significativamente mais lenta, cerca de 5-6 respirações - ou menos - a cada minuto.
A respiração profunda e lenta possibilita diminuir a frequência cardíaca e a liberação de adrenalina, acalmando o simpático e elevando o parassimpático, promovendo um estado de equilíbrio no organismo.
O tratamento imediato para bradipneia pode envolver a administração de oxigênio suplementar ao paciente. No longo prazo, um prestador de cuidados precisa descobrir o que está causando a respiração lenta e resolver isso.
Bradipneia refere-se a uma taxa de respiração mais lenta que o saudável. A taxa em que é diagnosticada bradipneia depende da idade do paciente e do nível de atividade física recente. É o oposto de taquipneia, respiração acelerada e pode agravar para apneia, nenhuma respiração.
Se o ritmo estiver regular, contar a quantidade de respirações em 30 segundos e multiplicar por 2. Se o ritmo estiver irregular, inferior a 12, ou superior a 20, contar durante 1 minuto inteiro. (justificativa: a frequência respiratória equivale ao número de respirações por minuto.
RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA Aquela onde o músculo diafragma empurra as vísceras para baixo na inspiração e permite uma respiração abdominal. É bem relaxante e estimula o sistema nervoso parassimpático.
O que fazer: O tratamento para a infecção respiratória consiste geralmente na administração de antibióticos, caso se trate de uma infecção bacteriana. Além disso, pode ser necessário administrar um remédio broncodilatador, para facilitar a respiração.