Falta de paciência, irritação, fragilidade emocional, pensamentos negativos, bocejo excessivo e até dores em algumas regiões do corpo, quando descartadas as causas médicas, podem ser sinal de que você precisa de ajuda espiritual.
Doenças espirituais auto-induzidas, tais como o desequilíbrio vibratório e a auto-obsessão; Doenças espirituais compartilhadas, tais como o vampirismo e a obsessão; Doenças cármicas, que são aquelas em conseqüência de atos viciosos desta vida ou de vidas passadas.
Médicos espíritas explicam que a resposta para as enfermidades, que há tempos incomoda a humanidade, está na alma de cada um de nós. O paciente é um ser completo, com suas queixas, dores e doenças.
As enfermidades espirituais, classificadas como graves, são encontradas em pessoas que revelam perdas temporárias ou permanentes da consciência. A perda da consciência, lenta ou repentina, pode estar associada a uma causa fisiológica (velhice) ou a uma patologia (lesões cerebrais de etiologias diversas).
Um espírito obsessor, segundo o Espiritismo, é um espírito que se ocupa temporariamente de causar transtornos e prejudicar a vida das pessoas, desde que estas se encontrem em sintonia com o obsessor.
A perturbação espiritual é uma confusão espiritual após o desencarne, ou seja, o desentendimento do atual estado espiritual leva o espírito a crer que ainda está vivo. Isso pode ser similar a um despertar de um sono profundo.
Conhecidas como "doenças da alma ou psicossomáticas", a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.
Meditação, ioga, massagens terapêuticas, reiki, thetahealing e outras terapias corporais são exemplos de práticas espirituais que prometem auxiliar processos de curas emocionais, "despertar" e expandir a consciência.
Ele perpassa todas as células do corpo perispiritual e do corpo físico, envolvendo o campo fluídico ao redor do espírito (vibração), que de acordo com sua densidade, sua sintonia, podem levar ao equilíbrio ou desequilíbrio.
A Mediunidade Curadora é a faculdade que o homem tem de curar ou aliviar as dores pela simples imposição das mãos ou pela prece; assim define Kardec no Livro dos Médiuns (1861).