5 FORMAS DE IDENTIFICAR O PONTO DE COLHEITA DE MELANCIA
A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 a 45 dias após a fecundação das flores femininas ou hermafroditas, dependendo da cultivar e das condições climáticas. No Nordeste brasileiro, esse período corresponde a 65-75 dias após o plantio.
A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.
Manchas amarelas Nenhum melancia é completamente verde, já que a parte da fruta que cresce em contato com o chão tende a ser menos pigmentada e é esta a explicação para aquela mancha amarela que a gente encontra na casca da melancia. Quanto mais escura for esta mancha, mais madura estará a fruta.
Quanto mais alongada, mais aguada a fruta poderá ser. Por sua vez, quando arredondada e grande, a fruta será mais doce; Veja o cabo da melancia. Quanto mais seco estiver, a melancia estará mais madura.
Em outros casos, a melancia pode se tornar viscosa e mole. Cheire a melancia antes de cortá-la. Uma melancia saudável e comestível deve ter um cheiro doce e fresco. Se tiver um cheiro azedo ou ácido, está estragada e você deve jogá-la fora.
45 dias A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 e 45 dias após a fecundação das flores femininas. A variação do período depende da cultivar e das condições climáticas da região onde está instalada a fruteira. No Nordeste, esse prazo corresponde de 65 a 75 dias após o plantio.
Já os exemplos de frutos não-climatéricos, que não amadurecem depois de colhidos e por isso podem ser logo guardados na geladeira, são o abacaxi, figo, coco, carambola, framboesa, mirtilo, amora, laranja, limão, morango, cereja, tangerina e uva.
A adubação orgânica com esterco caprino e bovino influencia positivamente o comprimento e o diâmetro do ramo principal da melancia. O esterco caprino pode substituir o esterco bovino na adubação orgânica da melancia Crimson Sweet.
O melão deve ter uma cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, note se as sementes estão soltas: isso é sinal de que está maduro. Por fim, verifique o cheiro do melão: ele precisa estar com aroma levemente frutado. Evite aqueles sem cheiro ou com odor que lembre mofo: provavelmente não estão bons.