Para saber se o médico possui registro de especialista, basta fazer uma simples consulta no site do CFM (www.cfm.org.br) e clicar no campo "Cidadão" e depois "Busca por médico". No caso do médico dermatologista, a consulta também pode ser feita pelo nosso site oficial: www.sbd.org.br.
O que é o Registro de Qualificação de Especialista (RQE)? O RQE é a comprovação de que a especialidade médica anunciada é reconhecida e que o profissional está habilitado para exercê-la.
O RQE só é fornecido aos médicos que concluem Residência Médica ou que foram aprovados na prova de título de especialista na especialidade. Confira o número do RQE do seu médico no site do Conselho Federal de Medcina (CFM): Clique aqui.
RQE significa Registro de Qualificação de Especialização. Este é uma qualificação complementar que é tão ou mais importante que o CRM. Este registro garante que aquele profissional, além de qualificado a praticar a Medicina, tem também especialização completa na área em que atua.
Os médicos que tenham algum título de especialista anterior a 1989 não registrado podem regularizar sua situação nos Conselhos Regionais de Medicina, conforme Resolução CFM nº. 1960, de 2010. Os requerentes precisam comprovar esse direito de acordo com os critérios vigentes à época.
Indispensável para a prática da medicina, o CRM é um número que o profissional adquire após realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina. Por lei, todo médico deve possuir um número de CRM e apresentá-lo de forma visível, geralmente no carimbo.
Para qualquer uma das 53 especialidades médicas reconhecidas no Brasil, o Conselho Federal de Medicina, por meio dos seus Conselhos Regionais (CRM), só pode registrar como especialistas (concedendo o Certificado de Registro de Qualificação de Especialista) os médicos que apresentarem pelo menos um destes dois ...
Confira o passo a passo:
Segundo a médica Nynpha Salomão, não existem barreira legais que impeçam um profissional da área de trabalhar fora de sua especialidade. "Depois de formado, o médico pode atuar em qualquer campo da medicina. O médico que não tem especialidade. Se tiver habilidade para atuar, pode", afirmou.
Por exemplo, o médico está registrado no conselho, e na consulta no site aparece sem especialidade registrada, porém o profissional apresenta um ou mais títulos emitido por instituição de ensino, associação médica ou sociedade de especialidade.