Para calcular o CRA, basta multiplicar o valor do conceito pela carga horária da disciplina (horas de aula), somar, e depois dividir pelo número total de disciplinas. O valor mínimo do coeficiente de rendimento acumulado para a titulação no Mestrado e no Doutorado é 2,0 (dois).
Para os itens 1, 5, 6, 8, 9, 10, 11 e 12 - ÓTIMO ( 10,0 a 8,5) BOM ( 8,4 a 7,0) REGULAR ( 6,9 a 5,0) FRACO ( 4,9 a 0,) em relação a uma escala de 0 a 10,0.
O CRA acumulado é calculado pela média ponderada dos pontos obtidos em todas as disciplinas cursadas pelo discente, seja com aprovação, reprovação, como também os aproveitamentos.
O coeficiente de rendimento escolar é a medida utilizada para mensurar o aproveitamento escolar dos alunos. É uma espécie de ranking contendo o aproveitamento de estudo dos alunos dentro de um período letivo específico ou durante toda a realização do curso.
O cálculo feito é a média ponderada das notas finais das disciplinas cursadas pelo aluno, considerando-se os créditos de cada disciplina como peso. Assim, uma disciplina com quatro aulas por semana, terá peso quatro no coeficiente, uma com duas aulas terá peso dois, e assim por diante.
Ou seja: a única maneira de aumentar o CR é tirando notas nas unidades curriculares.
Além disso, o graduando deve ter um CR igual ou superior a 8 ao longo de toda a formação. ... Com um CR igual ou superior a 9, o graduando é agraciado com o diploma de Magna Cum Laude.
Alguns professores dizem que um bom coeficiente de rendimento é igual ou superior a oito pontos, mas na prática um bom coeficiente será aquele que garante que você consiga a eletiva que desejar, assim como as bolsas de pesquisa (como PIBIC e FAPESP).
O CR é de grande importância para o aluno, pois: ... Pode limitar o número de disciplinas em que o aluno pode se matricular. É levado em consideração para a manutenção de algumas bolsas de estudo e em diversos programas seletivos, como os de monitoria, equipes de competição da universidade, etc.
O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) adotado por várias universidades, acompanha o acadêmico por todo o curso de graduação, podendo abrir (ou fechar) portas em seleções para intercâmbios e bolsas de estudo, por exemplo.